Você fez a alguma promessa para 2019?
Que tal essa: “Em 2019 eu vou fazer exercícios!”?
Feliz ano novo!!!
E assim, mais um ano começa e junto com ele um novo ciclo de esperança, objetivos e metas a serem realizadas.
É comum esse ser o assunto na maioria das rodinhas de conversas nessa época do ano, e mais comum ainda, é encontrar uma meta que está na agenda de grande parte das pessoas: Fazer atividade física!
Pois é, já passamos da segunda quinzena de janeiro e quantas das pessoas que ouvimos ter esse objetivo já começaram a agir para colocar em prática o tão falado plano fitness?
Isso me fez refletir o porquê de as pessoas desejarem e até mesmo serem conscientes dos benefícios da prática de atividade física, colocarem em segundo plano a realização e, muitas vezes até passando de um ano para o outro o objetivo, como se fosse algo adiável e sem prioridade.
Pensei bastante, tentando achar respostas convincentes para as diversas justificativas que já ouvi. Acredito ter encontrado uma resposta!
Percebi que a atividade física não é um hábito comum na vida das pessoas. Estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na revista The Lancet Global Health Journal apontou que 47% da população brasileira adulta não realiza atividades físicas suficientes. Os dados são de 2016. Vendo o lado bom disso é que, o hábito é algo que pode ser construído em qualquer idade por qualquer pessoa, desde que o indivíduo se proponha a fazer.
Sair da zona de conforto pode ser dolorido sim, porém são grandes as chances de encontrar uma realidade extraordinária fora dela. Analisando os prós, sinto o resultado desse hábito como uma faxina na vida. E por quê não, entender que praticar exercícios faz sim parte da nossa higiene diária? Assim como tomar banho e escovar os dentes, fazer atividade física é determinante para o bom humor, saúde física e mental e auto estima.
Uma dica interessante para começar é identificar qual o sentimento e o significado que fazer atividade física tem para você. Depois, se imagine usufruindo dos benefícios que você terá se realizar atividade física, como por exemplo, a disposição, o corpo mais firme, não ter dores, maior auto estima e amor próprio, exames com ótimos resultados. Busque dar um significado realmente importante para você, e isso já vai ajudar a dar o primeiro passo.
Sugiro você a se desafiar. Que tal praticar por 30 dias SEGUIDOS alguma atividade física? Pode ser uma volta na quadra da sua casa, academia, num parque ou até mesmo seguir algum vídeo na internet. O importante é inserir na rotina até se tornar um hábito, e isso acontecerá sem traumas a partir do momento que sentir os benefícios, eu garanto!!!!
Maria Carolina Leme
Professora de Educação Física, coordenadora da Leve Concept, second generation Pilates teacher.