fbpx
Alice em Forma

Mulheres e a Testosterona


A testosterona é um hormônio que está diretamente relacionado à hipertrofia e à queima de gordura.

Baixos níveis deste hormônio no organismo podem acarretar perda de massa óssea, aumento do tecido adiposo, dificuldade em ganhar massa magra, falta de apetite sexual (libido), depressão, entre outros.

Se você se sente cansada ou indisposta, pode ser sinal que esse hormônio está em níveis baixos.

A primeira coisa a pensar quando tratamos do assunto “o uso de testosterona”, é a imagem de uma mulher masculinizada e com músculos avantajados. Mas observe que os níveis normais desse hormônio não irão te trazer estas características, pelo contrario, só te trará benefícios, assim como várias outras substâncias em nosso organismo. Estudos recentes relacionam o uso deste hormônio com o tratamento da depressão.

O que eu quero aqui é desmistificar alguns mitos sobre o uso e a terapia de reposição deste hormônio.

Segundo o American College of Medicine, os valores normais deste hormônio em mulheres saudáveis gira em torno de 50 – 75 ng/dl, ocorrendo uma diminuição na produção no decorrer do aumento da idade.

Regular a testosterona ao longo dos anos se faz necessário visto que seu metabolismo desacelera consideravelmente.

Fatores como estresse, uso de anticoncepcionais, má alimentação, sedentarismo, tabagismo contribuem para o decréscimo da produção desse hormônio. Na menopausa, as mulheres apresentam níveis baixos desse hormônio, apresentando sinais de cansaço intenso, desanimo e até mesmo uma depressão.

Boa parte delas procuram médicos, começam a usar ansiolíticos e percebem que o quadro não tem melhoras, havendo a necessidade de doses cada vez maiores desses remédios. Isso poderia ser corrigido com exames laboratoriais e a detecção de uma deficiência hormonal.

Devemos ressaltar que, a terapia de reposição hormonal deve seguir uma avaliação laboratorial criteriosa e por um medico especialista que irá regular de forma coerente ou até mesmo a sua não indicação, especialmente se houver algum histórico de câncer de mama ou útero.

O uso excessivo de testosterona sintética pode levar ao aumento de acne, perda de cabelos, espessamento vocal e aumento no clitóris. A terapia de reposição da testosterona deixa a mulher mais disposta para realizar suas atividades diárias, atividade física e vida sexual, notamos também o efeito antidepressivo, sensação de bem estar e vitalidade, ganho de massa óssea, ajuda no emagrecimento e protege seu coração.

Então queridas Alices, estarem atentas aos sinais do seu corpo, fazer visitas regulares ao seu medico e conduzir exames periódicos são de suma importância. Além de toda aquela receita básica que já conhecemos, sono regulado, alimentação saudável e pratica de alguma atividade física regular afim de contribuir para a manutenção da produção desse hormônio.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO