Quando não tratadas, varizes e varicoses nas pernas podem se tornar problemas ainda mais sérios
Alguns sintomas como inchaço nos tornozelos, dor, sensação de cansaço e peso nas pernas, principalmente no final do dia, podem indicar problemas de circulação. Disfunções como as varizes afetam quase 40% da população, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), sendo as mulheres as mais atingidas.
Riscos
Embora seja uma questão considerada estética para muitos, as varizes, quando não tratadas, podem desenvolver complicações para o paciente, que às vezes desconhece os possíveis desdobramentos desta doença silenciosa. Um exemplo é a dermatite ocre – pigmentação acastanhada na pele –, a tromboflebite superficial e a trombose – formação de coágulos sanguíneos –, que pode ocasionar a embolia pulmonar – quando as artérias ou veias do pulmão ficam obstruídas por esses coágulos.
Prevenção
Nem todos os fatores que ocasionam a disfunção podem ser controlados, como a hereditariedade e, no caso das mulheres, o ciclo menstrual e a gravidez. Para evitar problemas de circulação é preciso estar atento a alguns cuidados, como explica o angiologista e cirurgião vascular, Dr. José Fernando Macedo, do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC). “O cuidado com o peso e a prática de exercícios aeróbicos, assim como abolir o tabagismo e controlar a hipertensão, colesterol, triglicerídeos e glicemia, são práticas essenciais”, explica.
Cuidados no calor
Com as altas temperaturas, os sintomas são ainda mais evidentes pois as veias se dilatam. Isso porque, nesse período, o corpo precisa favorecer a transpiração e fazer uma troca de calor com o meio ambiente para que a pressão não fique muito alta, por isso, as pernas acabam ficando mais inchadas. Evitar o uso de roupas apertadas e o consumo em excesso de sal, além de praticar exercícios físicos, são algumas dicas para esse período.
Tratamento
A retirada das varizes por meio da cirurgia tradicional é o procedimento mais comum. Porém, entre as técnicas mais recentes está o uso do endolaser e da radiofrequência para o tratamento das veias safenas. Outra técnica criada recentemente é a escleroterapia das safenas e varizes com espuma, podendo ser realizada até mesmo no próprio consultório médico. “Cada procedimento é indicado para um caso específico, por isso o ideal é consultar o especialista para saber qual é a melhor opção”, acrescenta Macedo.
Fonte – Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC) que oferece orientações e tratamentos para problemas e doenças vasculares, além de atendimento voltado ao bem-estar e alimentação. Mais detalhes sobre o instituto podem ser acessados no site www.iacvc.com.br ou pelo telefone (41) 3078-9779.