Olá Alice, seja bem-vinda a nossa coluna!
Na coluna de hoje, vamos falar com você que busca ferramentas para facilitar seu próprio trabalho e organizar ainda mais sua empresa.
5 sites gratuitos para ser um empreendedor organizado
Organização é algo essencial para um empreendedor. Manter sua empresa organizada nos dias atuais, onde as informações são geradas a todo tempo, pode parecer algo difícil para quem está iniciando. Por esse motivo, vamos apresentar aqui 5 ferramentas que vão fazer você ganhar tempo na gestão do seu negócio.
1. Organizando os documentos com todos da equipe
Talvez você já conheça o Dropbox, com ele é possível manter todos os documentos da sua empresa organizados e atualizados, e o melhor de tudo: em um único local. O serviço funciona de forma sincronizada, onde todos os arquivos são salvos automaticamente e ficam disponíveis para todos da equipe (depois de enviar um convite para os membros participarem). Outra vantagem é poder enviar arquivos para clientes através de um link, compartilhando informação de forma rápida e segura. O compartilhamento dos arquivos pode ser realizado de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular), até mesmo na versão gratuita.
2. Não sabe o que fazer (e como organizar) tantos cartões de visita.
A Camcard é uma plataforma que organiza toda aquela pilha de cartões de visitar que você acumulou quando estava fazendo network, prospectando clientes ou em contato com os inúmeros fornecedores que chegam até você. A versão gratuita tem disponível nas plataformas de aplicativos para celulares e até mesmo na versão para computadores. Com o aplicativo é possível tirar uma foto do cartão de visita e o próprio aplicativo salva as principais informações disponíveis no cartão, como site, contato, nome, empresa. Depois basta salvar no grupo que desejar para ter sempre em mãos esses contatos.
3. Como organizar todas as anotações, sites, imagens para novos projetos ou novas ideias de sua empresa?
O Evernote é um recurso disponível em aplicativos e computadores, que possui plano gratuito, e permite que você faça anotações em vários formatos (texto, áudio, imagem). O objetivo é guardar em um único local todas as inspirações que teve durante o dia. As notas criadas ficam disponíveis instantaneamente com todos os dispositivos onde o recurso está instalado.
Dica:
Como as demais ferramentas as ideias que inseriu no Evernote podem ser compartilhadas com qualquer pessoa da sua equipe.
4. Como organizar as finanças da sua empresa
Como o assunto é finanças, base para que qualquer negócio se mantenha viável, optamos por sugerir duas ferramentas: ContaAzul e o Zeropaper. Com essas ferramentas você consegue administrar as finanças da sua empresa em um único local, inserindo toda a movimentação financeira, anexando documentos e emitindo relatórios online. Se desejar, pode importar o extrato bancário sem a necessidade de digitar manualmente cada item. Com os dados inseridos na ferramenta é possível ter uma visão geral do fluxo de caixa diário e saldo bancário. Com o ContaAzul ou o Zeropaper é possível ter um controle financeiro, gestão de serviços com emissão de orçamento, controle dos produtos, estoque e relatórios online da sua empresa. Diferente das outras ferramentas apresentadas, as versões gratuitas são bem limitadas. Caso opte em contratar algum desses sistemas de controle financeiro vão perceber logo no primeiro mês as vantagens de organizar as finanças da sua empresa.
Dica:
Essas ferramentas também permitem a integração com o contador melhorando a qualidade das informações da sua empresa com a contabilidade.
5. Empresa organizada que tal planejar o futuro?
O Canvas é uma ferramenta que permite que empreendedores definam um modelo de negócios da empresa de forma visual e simples. Existem algumas ferramentas online que permitem o preenchimento do Canvas, aqui vamos sugerir a ferramenta do Sebrae Canvas. Nesse modelo de negócios, você vai conseguir organizar o planejamento da sua empresa como se fosse um simples mapa respondendo sobre: relacionamento com cliente, canais de venda, proposta de valor da sua empresa, parceiros chaves, estrutura de custos, fonte de receita, atividades e os principais recursos da sua empresa.
Imagem: Sebrae Canvas
Conte aqui nos comentários do site se essa coluna auxiliou e quais dessas ferramentas já utilizava para manter sua empresa organizada
Se porventura ainda tem dúvidas, não deixe de também escrever 😉
Carolina Feijó e Erica Castro
[email protected]