fbpx
Comportamento

5 Estratégias para aumentar o Foco


“Qualquer homem pode alcançar o êxito se dirigir seus pensamentos numa direção e insistir neles, até que aconteça alguma coisa”. Thomas Edson.

Você sabia que 80% de seus resultados vêm de 20% de seus esforços? Existe um princípio, nascido da economia, chamado “Princípio de Pareto”. Ele afirma, de uma maneira genérica, que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Vilfredo Pareto, descobriu em uma pesquisa do Século XIX que 80% da renda na Inglaterra, ia para 20% da população. Posteriormente, outras pesquisas decorrentes do estudo foram surgindo: 80% dos acidentes de trânsito é causado por 20% dos motoristas; 80% dos usuários de computador usam apenas 20% dos recursos disponíveis; em 80% do tempo usamos 20% de nossas roupas, e assim por diante.

No texto de hoje, vamos tratar do impacto que isso pode ter na qualidade do nosso tempo, bem como algumas dicas para aumentar o foco em direção a um objetivo. Por exemplo, você já passou pela experiência de pegar no celular para fazer uma tarefa e quando se deu conta, perdeu um tempão navegando por outras páginas? Ou então, iniciou uma dieta na segunda feira e na sexta já estava desanimada com o resultado? Pois bem, saber lidar com o tempo e direcionar a energia para onde é importante, está diretamente relacionado com o deixar de lado os 80% triviais para aproveitar melhor os 20% fundamentais (princípio de Pareto). Na prática, deixo algumas dicas para você aprender a aumentar o foco, e assim dominar o tempo antes mesmo que ele te domine!

1)Organize o seu tempo em categorias: importante, urgente ou circunstancial

A Tríade do Tempo é um modelo de gestão do tempo criado por Christian Barbosa, onde a esfera da Importância se refere às atividades significativas e de grande valor a nossa vida, trazendo resultados a curto, médio ou longo prazo; a esfera da Urgência reúne todas as atividades em que o tempo é curto ou já se esgotou, são atividades imprevistas e que geralmente geram estresse; já a esfera Circunstancial, se refere aos gastos de tempo de forma inútil, realizadas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas. Organize melhor o seu tempo no dia-a-dia e inicie a jornada!

2) Seja seletivo em seus esforços, não exaustivo

Saber dosar seus esforços na exata medida produtiva é o que faz vencermos o tempo de forma qualificada. Menos é Mais! Que tal não desprender a sua valiosa energia, a toa? E também nem exceder os limites da produtividade, perdendo a qualidade do seu tempo? Comece por selecionar seus esforços em cada contexto que escolher estar.

3) Delegue o máximo que puder e foque no que você sabe fazer bem

Para que nenhum esforço seja desperdiçado e nem sirva para alimentar a crença de que não vale a pena prosseguir com o objetivo, delegue as tarefas que você não gosta de fazer, a terceiros. Inclusive, já parou para pensar que dessa forma, você poderá contribuir para alguém fazer aquilo que gosta também? A roda da vida precisa girar com qualidade e leveza. Muitas vezes, o barato pode sair caro no quesito TEMPO e QUALIDADE. Aonde será mais produtivo você focar seus esforços? O que é mais importante para você? Pense nisso!

4) Foque no Resultado, não no esforço

Muitas pessoas ficam ansiosas ou até desistem de realizar algo pelo simples motivo de se frustrar em não obter o resultado que deseja no tempo que deseja. Melhor dizendo, ficam ansiosas ou desistem por simplesmente pensar no COMO irão obter aquele resultado e no tremendo esforço que farão para chegar lá e não aonde desejam chegar, de fato. Ao desejar atingir um determinado objetivo, pense sempre no resultado que quer obter e não no esforço que irá fazer (àquela historinha da dieta durante a semana, sabe?!). Foque no resultado!

5) Procure padrões em seus resultados excelentes e verifique como os produziu

Uma excelente forma de se atingir um resultado desejado é perceber e analisar as experiências de sucesso que já viveu. Como as produziu? Recrute estratégias para reproduzi-las novamente (e até com maior facilidade). Busque por evidências vindas de experiências que já viveu, não importando o contexto, e sim o sentimento que sentiu ao experimentar o resultado! Estude-se. 😉

Uma excelente semana a todos, com pitadas geniais de conhecimento!

Isabella Kobbaz
Psicóloga CRP: 08/22248

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO